Mary: a elefanta enforcada por assassinato

A elefanta Mary, anunciada durante vinte anos pelos proprietários do Sparks World Famous Shows como “a maior criatura viva sobre a terra”, foi enforcada em 13 de setembro de 1916, próxima à estação de Erwin, Tennessee, EUA.

Mary enforcada
Mary era uma elefanta asiática que trabalhava no circo dos Irmãos Sparks e depois de anos sendo anunciada como “o maior animal sobre a Terra”, no dia 13 de setembro de 1916, diante de 2500 pessoas,  foi enforcada durante um verdadeiro espetáculo de horror.Sua morte, por muito tempo, foi o símbolo da crueldade sofrida pelos animais de circo no século XX.




Era uma das principais atrações do circo até a noite anterior quando, durante uma apresentação em Kingsport, Mary reagiu instintivamente depois que o inexperiente tratador Walter “Red” Eldridge, que trabalhava há apenas um dia no circo, lhe perfurou a orelha utilizando o “bastão de elefante” – uma espécie de lança afiada – por ela ter se abaixado para apanhar um pedaço de melancia atirado pela plateia. Mary agarrou Walter com a tromba, arremessando-o contra um balcão. Caído, ele foi esmagado pelo elefante diante das pessoas presentes que fugiram aos gritos de “matem o elefante!”. Um ferreiro local alvejou-a com cinco tiros, o que se mostrou ineficaz ante a espessura de sua pele. Depois de tranquilizarem o animal, prenderam-na ao lado da delegacia.

Guindaste utilizado para enforcar Mary

A notícia se espalhou na mesma noite, e outras cidades cancelaram os espetáculos do circo, alegando a insegurança representada por Mary. Preocupado com a reputação e, reconhecendo uma boa oportunidade para divulgação do circo, seu proprietário P. T. Barnum decidiu condenar Mary por assassinato. Em 1903, Thomas Edson já havia eletrocutado um elefante em Coney Island.( post sobre isso aqui) Como em Erwin não havia eletricidade suficiente, pensaram em desmembrá-la ou esmagá-la entre duas locomotivas. Aproveitando um guindaste ferroviário com suporte para 100 toneladas (Mary pesava cinco) lá existente, escolheram o enforcamento.

Resultado de imagem para Mary: a elefanta enforcada

Naquela tarde chuvosa e fria de 16 de setembro de 1916, Mary foi transportada em uma jaula até Erwin. Manteve-se calma, contudo, os demais elefantes, pressentindo algo, começaram a se inquietarem. Temendo que Mary pudesse fugir, acorrentaram uma pata sua nos trilhos. Ao passarem outra corrente pelo seu pescoço, se esqueceram de soltar a da sua pata. Assim que foi içada, ante a resistência oferecida por essa corrente, a do seu pescoço se rompeu, derrubando o pesado animal de uma altura de cinco metros, quebrando o seu quadril. Sofrendo com a dor, Mary apenas conseguiu sentar-se, quando teve novamente uma corrente passada pelo seu pescoço. Entre gritos e grunhidos agonizantes, para deleite de mais de 2.500 pessoas presentes, ela ficou pendurada por meia hora, até ser declarada morta por um veterinário. Durante o show daquela noite, um dos elefantes se desprendeu, correndo em direção à estação onde Mary foi enforcada. Porém, foi recapturado e enviado de volta para o cativeiro.


Fonte: http://www.museudeimagens.com.br
           https://oholocaustoanimal.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de Partir #02 Ultimas imagens de pessoas antes de sua morte

Mais um post da serie " Antes de partir", que mostra ultimas imagens de pessoas , famosas ou não . Nome do post inspirado naquel...